Considerada por muitos um dos locais mais encantadores do litoral da Bahia, a Ilha de Boipeba fica entre o Rio do Inferno, a Ilha de Tinharé e o município de Cairu. Esses três locais são os únicos do arquipélago que são habitados e mantêm atividades econômicas. Boipeba é o destino turístico perfeito para os apaixonados por sol e água cristalina.
Um fator que chama atenção dos visitantes e cria uma sensação de aventura é o fato de carros não serem permitidos na ilha. Lá, as principais formas de deslocamento são quadriciclo e trator. Continue com a gente para descobrir quais atividades e belezas esse local tem a oferecer para você, sua família e amigos!
Existem várias praias em Boipeba, como a de Cueira, Tassimirim, Bainema e a mais famosa: Moreré. Todas permitem um contato próximo com a natureza. Os bancos de areia, quando a maré baixa, permitem caminhadas e atividades como stand-up paddle, mergulhos, excursões às piscinas naturais, entre outras. Além disso, é possível observar baleias jubarte e fazer um tour histórico para criar momentos inesquecíveis.
E que tal participar de uma aventura ao passear de canoa pelo manguezal do Rio do Inferno? A embarcação atravessa a vegetação que encobre a maior parte do local, com seus galhos grossos e baixos. A experiência fica mais divertida quando a canoa cruza pequenas praias e ilhas. É encantador e imperdível!
Os vilarejos de Boipeba – Velha Boipeba, Moreré, Monte Alegre e São Sebastião – oferecem uma cultura diversificada e rica. Com hospedagens de todos os valores e arquiteturas fascinantes do século 17, a maior vila é a Velha Boipeba. Os visitantes podem conhecer de perto a Igreja do Divino Espírito Santo, construída pelos jesuítas e conhecida por ser uma das mais antigas do Brasil.
A pequena cidade preserva religiosidade, gastronomia e práticas ancestrais, como a pesca artesanal, capoeira e festas religiosas. A mais comemorada pelos moradores, devotos de Santo Antônio, é a Festa do Divino Espírito Santo, na qual eles fazem missas e procissões.
Quando falamos de culinária, o ingrediente mais famoso da cozinha baiana é a farinha de mandioca, por isso, um dos melhores locais para se visitar é a Casa de Farinha, onde o alimento é fabricado de forma artesanal.
De noite, a vida é agitada e a praça Santo Antônio fica recheada de restaurantes, feiras de artesanato, eventos culturais e música. Tudo isso para oferecer memórias incríveis aos turistas que escolheram conhecer o pequeno vilarejo.
Por ser cercada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio do Inferno, Boipeba possui muitas espécies de peixes e aves. Além disso, a fauna terrestre das ilhas conta com mamíferos de pequeno porte, como raposas, tatus, lontras e macacos. Todas as ilhas são preservadas e estão inclusas na Área de Proteção Ambiental (APA). Isso significa que os visitantes precisam seguir regras especiais relacionadas à conservação das espécies e das riquezas naturais quando visitam as ilhas.
Uma das melhores formas de planejar uma viagem é se preparar com antecedência em relação à hospedagem. Além disso, é preciso escolher qual a melhor estação para a visita. Saiba que clima em Boipeba costuma ser quente e úmido, com temperaturas entre 20°C e 30°C. Confira, a seguir, o que cada uma das estações oferece:
Gostou de tudo o que Boipeba tem a oferecer? Planeje a sua viagem com a Bancorbrás Turismo e tenha a melhor experiência da sua vida! Agora, se você quer saber mais sobre a Bahia, acesse aqui.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br