Mar: doce descanso - Revista Meu Clube Bancorbrás

Mar: doce descanso

Mar: doce descanso
Viajar é preciso. E descansar em paraísos fantásticos do planeta também. Para inspirá-lo a decidir qual será o seu próximo destino de férias, a Revista Meu Clube trouxe seis dicas de ilhas impressionantes para você conhecer ao redor do mundo. Vamos lá?
14 de abril, 2023
Praia

Ilhas Maldivas

O clima predominantemente tropical e suas belezas exuberantes as tornam um destino cobiçado. Próximo ao Sri Lanka e à Índia, o país está localizado no Oceano Índico e representa um arquipélago com 1.200 ilhas e 26 atóis (ilhas oceânicas, em formato de anéis) – 203 delas habitadas. Inicie sua viagem pela capital Malé, com forte presença de migrantes originários da Índia, do Sri Lanka e de Bangladesh. Por ser pequena, explore com uma caminhada, de scooter (patinete ou lambreta) e bicicleta. A dica é visitar alguns símbolos históricos, como o Centro Islâmico. O complexo engloba a Mesquita da Grande Sexta – a maior das Maldivas –, salas de aula, centro de convenções e biblioteca. Sua grande cúpula dourada, que pode ser observada de quase qualquer ponto da cidade, faz do edifício um ícone da ilha. 

A 2 km de Malé, está a Ilha de Hulhule, um convite ao deleite. Realize a excursão no Whale Submarine (Submarino da Baleia), um passeio subaquático pelas maravilhas das profundezas do Oceano Índico. 

Ao norte, a 17 km aproximadamente da capital, está a Ilha Himmafushi. Um banho nas águas límpidas e um passeio pelo centro tornam a experiência completa. A poucos quilômetros está Huraa. Ande pelas ruelas desfrutando da vida cotidiana. Outra área imperdível da rota é a Ilha Kuda Bandos, um oásis com fauna exótica e muito procurada pelos entusiastas de esportes aquáticos. Reserve tempo para ir ao sul e conhecer Ari Atoll, um dos maiores das Maldivas, composto por 105 ilhas, sendo 20 delas destinadas a resorts turísticos. Destaque para Halaveli, Maayyafushi, Twin Islands Resort e Dhoni Mighilli. 

O curioso é que os maldívios começam o dia comendo peixe. Além de ser comumente utilizado no almoço e no jantar, está presente também no café da manhã. Nesse caso, acompanhado por cebola, coco ralado e pimenta. 

O mais consumido é o atum, seguido pelo peixe-espada e pelo polvo. Uma dica: as Maldivas é um país muçulmano, portanto, o consumo de álcool e o uso de biquínis e maiôs é permitido apenas nos resorts e hotéis.

 

 

 

Deck de madeiro sobreo mar azul das Ilhas Maldivas
Maldivas - O pequeno país no Oceano Índico é formado por mais de 1.200 ilhas

São Miguel - Arquipélagos de Açores - Portugal

Situado em meio ao Oceano Atlântico e a 2 horas de Lisboa, o arquipélago de Açores tem nove ilhas de origem vulcânica e suas exuberantes lagoas e piscinas termais chamam a atenção de visitantes de várias partes do mundo. 

A maior é a Ilha de São Miguel, com visões que parecem sagradas. Nela, encontram-se lagoas majestosas que podem ser apreciadas pelo Miradouro da Grota do Inferno. Uma de cor azul, Lagoa do Fogo, e outra verde, Lagoa das Furnas. Depois de contemplar a vista, tome um banho para relaxar a mente e o corpo.

 

Arquipélago de Açores - O destino português é formado por lagoas e piscinas termais
Arquipélago de Açores - O destino português é formado por lagoas e piscinas termais

Perto de Furnas está o Parque Terra Nostra. Faça um passeio pelos magníficos jardins do palácio, realize um piquenique estilo açoriano e tome banho nas piscinas quentes. Lugar atrativo é a Ponta da Ferraria, onde os vapores vulcânicos se misturam com o mar frio. 

Estando em Açores, visite a capital, Ponta Delgada. Suas construções de paredes caiadas de branco contrastam com as calçadas portuguesas. No centro, conheça as Portas da Cidade, o Palácio da Conceição e a Igreja Matriz. Vá até o Museu Carlos Machado para informar-se sobre a história do mar, da pesca e da caça. Para uma melhor perspectiva, suba a Torre Sineira da Câmara, datada do século XVIII, localizada na Praça Vasco da Gama, para ter ideia da imensidão de belezas que tem por lá. 

O “cozido de Furnas” é um dos pratos típicos da gastronomia portuguesa. Seu preparo é feito sob a terra, com panelas grandes enterradas na área aquecida do vulcão. Você vai adorar provar essa iguaria.

Lago azul no centro de várias montanhas verdejantes
Lagoa do Fogo - A região vulcânica é tida como uma das mais belas formações naturais do país

Ilha do Caju - Delta do Parnaíba

No Brasil, a dica é ir a um cantinho entre os estados do Maranhão e Piauí para conhecer a Ilha do Caju, no Delta do Rio Parnaíba, o único das Américas que deságua em mar aberto (Oceano Atlântico). 

As suas belezas naturais ainda não foram muito exploradas, se comparadas às das demais ilhas do país. Mangues, dunas, matas, campos e alagados integram a ecologia do lugar. Essa diversidade é encontrada ao longo dos 28 km de sua extensão. 

A entrada se dá pelas cidades de Araioses/MA ou Ilha Grande, em Parnaíba/PI. Jipes, cavalos, charretes e canoas são alguns dos meios de locomoção. Recomenda-se fazer o percurso com a presença de guias nativos. Pelo caminho, garças-azuis, guarás-vermelhos, pássaro típico do Piauí, e bosques de igarapés. 

Parnaíba - O único delta das Américas que deságua no oceano possui belezas naturais pouco exploradas
Parnaíba - O único delta das Américas que deságua no oceano possui belezas naturais pouco exploradas

Um dos cartões-postais é a Lagoa do Portinho, entre Luís Correia e Parnaíba. As dunas cercam um balneário de águas doces no litoral do Piauí, que é ideal para a prática de esportes aquáticos como jet ski e windsurf. Por perto encontram-se bares e restaurantes. 

O momento mais aguardado do dia é o espetáculo do pôr do sol, visto da praia da Pedra do Sal, na Ilha Grande, a 20 minutos de carro de Parnaíba. Antes desse horário, há uma revoada dos guarás. Para os aventureiros, ir à Ilha do Caju pode render um tour pelos manguezais com possibilidade de aprender a catar caranguejo e observar os jacarés à noite. 

Outras formas de aproveitar são passeando de caiaque ou praticando esportes como kitesurf. Não deixe de subir até o Mirante da Praia Ciumal para sentir o prazer de estar em um recanto preservado. Você não vai se cansar de admirar tanta beleza. 

Os pratos servidos têm forte influência indígena, mas são os frutos do mar e os peixes que ganham um lugar especial no nosso paladar. Caranguejos refogados e na casquinha e peixadas com leite de coco babaçu são algumas das delícias encontradas. Para a sobremesa, o doce de caju é indispensável. 

Menorca - Espanha

Menorca é considerada a mais discreta das Ilhas Baleares da Espanha – comparada a Ibiza, por exemplo. Para quem quer descanso, tranquilidade e banhos gostosos, existem quase 200 praias, todas com mar azul-turquesa e areia branca. Muitas concentradas ao sul. 

Uma das mais famosas é Cala Turqueta. As águas azuis e a areia fininha fazem jus às maravilhas preservadas e admiradas por moradores e turistas. Por estar em meio aos pinheiros, para chegar até ela é preciso estacionar o carro e fazer uma caminhada de quase 2 km. Vale o esforço para ver essa maravilha. 

Perto está a Macarella. Imprescindível pela sua beleza e, claro, pela possibilidade de mergulho. A Cala Galdana é bastante extensa. Nela, o visitante consegue alugar um barco para um passeio ou se acomodar em uma espreguiçadeira dos bares.

Além das praias, há muito o que desbravar. Ande pelas ruas de Ciutadella (capital) e passeie por charmosos vilarejos e construções históricas, como a catedral gótica Santa Maria e o Castelo de San Nicolás, datado do século XVIII. No centro, aproveite para comprar uma sandália menorquina, idealizada na ilha e popular no Brasil.

Várias embarcações espalhadas pelas águas cristalinas de Menorca
Sossego - Diferentemente da vizinha Ibiza, Menorca é ideal para quem quer fugir da agitação

Para quem busca agito, vá até Mahon. Não se compara a Ibiza, mas você vai sentir como é a sua vida noturna. Aproveite para tomar um vinho e experimentar a culinária local, com influência espanhola e mediterrânea. Ela é pautada, sobretudo, por pescados, a exemplo do raó, e mariscos. Também são comuns composições à base de legumes e de carne de porco. Experimente o delicioso queijo Majón.

Bora Bora - Polinésia Francesa 

“Ia ora na”. Essa é a saudação seguida de um largo sorriso com que os taitianos recebem os viajantes na Polinésia Francesa. Quem chega vive a sensação de estar no lugar mais lindo do planeta. E não é para menos. 

O território é composto por cinco arquipélagos com 118 ilhas. Uma delas é Bora Bora, localizada a menos de 1 hora de voo a partir de Papeete, capital do Taiti. A ilha está rodeada por outras, arenosas, e por uma lagoa azul-turquesa protegida por um recife de corais. É onde se encontram resorts luxuosos, com seus bangalôs sobre a água. 

Bangalôs sobre as águas azuladas da Polinésia Alemã
Bora Bora - Bangalôs sobre a água são algumas das belezas da Polinésia Francesa

O Monte Otemanu é a reminiscência de um vulcão extinto, perfeito para se prestigiar o sol se pondo. Grande parte das praias é privativa, mas uma delas, aberta ao público e tão linda quanto as exclusivas, é Matira, que atrai muitos turistas. Sua água azul-turquesa rasa e areia fina são convidativas para todos os públicos, tanto para descanso como para a prática de snorkel. Outra atração que deve estar no radar de sua viagem é o romântico passeio de canoa pela lagoa azul. Antes de voltar, reserve tempo para visitar as praias de areia-preta, de origem vulcânica, e o museu de arte que guarda obras do grafiteiro brasileiro Cranio. O lugar é perfeito para provar iguarias como o sorvete de tiaré. 

O peixe cru “taitiano” é o prato tradicional da região. Pescados e servidos frescos, o atum, o salmonete ou o bonito são picados e servidos com suco de limão e leite de coco. Para realçar seus aromas e sabores, são marinados antes de serem servidos. Saboreie o Ma’a tinito, uma combinação que inclui carne de porco, feijão vermelho, pota (também chamado de lula-pota) e macarrão.

Ilha de Andaman - Índia

Talvez você ainda não tenha ouvido falar desse lugar. O fato é que o arquipélago de Andaman, localizado no Oceano Índico, somente foi ganhando visibilidade turística no século XXI. Ele abriga 572 ilhas, sendo apenas 38 delas habitadas. Grande parte é protegida pelo governo do país, o que mantém intocadas a fauna e a flora endêmicas e impede o acesso a algumas tribos nativas que evitam contato com civilizações externas.

Para chegar à capital, Port Blair, é preciso partir da Índia, precisamente de Chennai, Calcutá ou Mumbai. Ao chegar, sinta a emoção de conhecer uma parte rudimentar do mundo.  

Havelock é outra ilha bastante visitada. A Praia Radganagar, apontada pela revista Times como a melhor da Ásia, por si só é um cartão-postal. As águas verdes e a faixa reluzente de areia branca são deslumbrantes. Os coqueiros e as árvores de mahua completam o cenário. Apesar de ser pública, tem dias em que o turista divide o espaço apenas com os caranguejos cavando suas tocas.

Índia - As Ilhas de Andaman convidam a conhecer um lado diferente do país asiático
Índia - As Ilhas de Andaman convidam a conhecer um lado diferente do país asiático

Para maior intimidade, visite as ilhas de Neil, de Ross, de Cinque e a Long Island, perfeitas para relaxar. Todas transmitem a sensação de se estar em um lugar mágico, onde a vida é feita de pequenos prazeres. Uma dica para aproveitar o tempo é alugar uma moto ou tuk-tuk. Mais excêntrico, impossível. 

Os pratos típicos indianos têm um tempero único. Então, experimente a samosa, petisco indiano com massa frita muito semelhante ao nosso pastel. E o curry de peixe, facilmente comparado à nossa tão conhecida moqueca.  

Viajar é preciso. E descansar em paraísos fantásticos do planeta também. Para inspirá-lo a decidir qual será o seu próximo destino de férias, a Revista Meu Clube trouxe seis dicas de ilhas impressionantes para você conhecer ao redor do mundo. Vamos lá?

Tags:

Shopping Basket