Pescar é uma arte que fascina praticantes em todos os cantos do mundo. No Brasil, que não foge à regra, como lazer, essa atividade virou segmento importante no âmbito do turismo, movimentando um mercado amplo que soube aproveitar nossas bacias hidrográficas e a rica biodiversidade. Para os pescadores que não abrem mão de ampliar suas experiências, a possibilidade de conhecer novos rios ou mares tem sido cada vez mais viável – e tentadora.
Opções não faltam, atendendo às expectativas dos iniciantes e dos mais experientes. A garantia é a mesma: momentos que vão render memórias incríveis, daquelas que são chamadas de “história de pescador”.
Confira lugares no Brasil para uma pescaria inesquecível.
No topo da lista figura o Pantanal Mato-grossense, e não poderia ser diferente. Com mais de 150 rios e uma variedade exuberante de peixes, o destino é unanimidade entre aqueles que buscam uma pescaria famosa mundialmente. Antes de arrumar os equipamentos, saiba que a atividade é permitida por lei só entre março e outubro.
O Rio Araguaia, que cruza os estados do Pará, de Tocantins e Goiás, é outro destino que faz a cabeça dos pescadores. Pela grande extensão, vários pontos de partida podem ser escolhidos, resultando em pescarias distintas, mas igualmente interessantes. Além da diversidade de espécies aquáticas, as paisagens naturais ribeirinhas são um capítulo à parte e enriquecem ainda mais o passeio.
Que tal pescar no maior afluente da margem esquerda do Rio Amazonas? Esse é o Rio Negro – sétimo maior rio do mundo em volume de água. Entretanto, os atributos não param por aí. A diversidade é gigantesca, com espécies típicas que não podem ser vistas em nenhum outro lugar, a exemplo do tucunaré. Não bastasse esse caráter singular, o Rio Negro dá a oportunidade, ainda, de apreciar a espetacular biodiversidade da floresta.
No Rio de Janeiro, a Praia Barra de Maricá surpreende em contraponto a outros pontos de pesca mais tradicionais e conhecidos. Quem já esteve por lá recomenda. Trata-se de um reduto de espécies como pampo, baiacu, sardinha, corvina, papa-terra, voador, entre outras. O cenário é paradisíaco, com areia clara e águas transparentes em tons esverdeados. Na Lagoa de Maricá, em Zacarias, fica a vila de pescadores da região, que também vale a visita.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br