Localizada no Leste Europeu, na costa do Mar Negro, a Romênia é um daqueles países pouco explorado pelos turistas, mas isso não significa que ela tem pouco a oferecer. Muito pelo contrário: a terra dos castelos, das florestas e do Conde Drácula é uma ótima alternativa para quem prefere conhecer lugares excêntricos.
Destacamos três motivos para você colocar esse destino no seu próximo roteiro e desbravar um lugar rico em cultura e repleto de paisagens de tirar o fôlego. Venha ver!
É em Bucareste, capital do país, que está localizado o maior parlamento do mundo e o segundo maior prédio público do planeta, perdendo apenas para o Pentágono, nos Estados Unidos.
O Palatul Parlamentului foi construído na década de 1980 e tem, ao todo, 350 mil metros quadrados. Com 1.100 salas, ele tem múltiplas funções. Além de abranger os três Poderes do país, é onde se encontra um grande acervo da cultura romena, a exemplo do Museu Nacional de Arte Contemporânea, que abriga coleções de arte romena medieval e contemporânea. Para quem tem curiosidade de sobra, vale passar o dia nesse imponente palácio. As visitas são realizadas somente com guias, visto que nem todos os espaços do palácio podem ser visitados devido à proporção e às obras ainda inacabadas.
O castelo, situado na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia, foi construído no século XIV e está associado a uma das histórias mais arrepiantes e marcantes da literatura e do cinema: a do Conde Drácula. Sim! A lenda se mistura com a história real de Vlad III, príncipe que, segundo escritos, viveu nesse castelo entre 1431 e 1476 e inspirou a história escrita por Bram Stoker.
A construção serviu, por anos, de fortaleza contra a invasão turca e, mais tarde, de prisão. No final do século XIX, foi restaurado e, atualmente, é um museu aberto ao público, atraindo visitantes que querem saber mais das histórias reais e das lendas que envolvem o lugar.
Se os lugares da Romênia que você visitou até aqui revelaram poucas cores vibrantes, então aguarde até conhecer Timișoara. Capital da região de Banat, no oeste da Romênia, a cidade, conhecida como “cidade universitária” e um dos maiores centros industriais, tem uma energia contagiante. Não à toa é considerada como um dos lugares mais charmosos do país.
Possui estilo arquitetônico herdado por povos que passaram pela região – a exemplo dos turcos, austríacos e alemães. Um destaque é a Praça da Vitória, rodeada de lindos prédios. É um excelente lugar para “bater perna” e ver de perto a Catedral Metropolitana Ortodoxa. De tão bonita, é comparada ao Castelo da Disney. Pertinho está também a Casa de Ópera, imponente construção que serviu de marco para momentos históricos do país.
Para tornar a experiência ainda mais especial, você sabia que em Timișoara ficam as mais antigas cervejarias de toda a Romênia? Então, não vá embora sem experimentar algumas das bebidas da região, em especial a Timisoreana, cerveja mais antiga do país e premiada com frequência.
Bom, depois dessas dicas, está mais do que na hora de incluir o país na sua próxima viagem à Europa, não é mesmo? Salve este conteúdo e o encaminhe para quem você acha que vai se interessar em saber mais sobre esse impressionante destino.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br