Uma viagem dos sonhos pelo Rio Douro - Revista Meu Clube Bancorbrás

Uma viagem dos sonhos pelo Rio Douro

Uma viagem dos sonhos pelo Rio Douro
O 30º Encontro Maior Idade Bancorbrás convida a viver de perto muita história, vinhos e paisagens de cinema
8 de julho, 2024

Você é um daqueles turistas que adora viagens em cruzeiros fluviais, admirar vistas deslumbrantes e ter contato com costumes e culturas totalmente novas? Então você está no lugar certo! O 30º Encontro Maior Idade Bancorbrás promete uma experiência incrível às margens do Rio Douro, que atravessa Portugal e a Espanha. A região é repleta de belezas naturais de tirar o fôlego, além de ser um dos polos enológicos mais importantes do mundo – afinal, é lá onde o Vinho do Porto é produzido. Se você tem mais de 60 anos e quer embarcar nessa viagem, acompanhe as próximas linhas e descubra por que as águas doces da região do Douro são capazes de surpreender a todos.

Sobre o Rio Douro

O Rio Douro é um dos rios mais encantadores da Península Ibérica. E, se você já passeou pelas regiões hispânicas e portuguesas do continente europeu, sabe que a concorrência é grande, não é verdade? Portanto, se destacar por esses lados é um mérito e tanto. Enfim, as águas desse belíssimo rio nascem na Serra de Urbion, na Espanha, e percorrem quase 600 km até desaguar em Portugal. Ao longo de todo o caminho do Douro, especialmente no lado português, é muito comum ver pequenas aldeias e cidades históricas em suas margens, que abrigam também incontáveis atrações, sejam elas antigas ou modernas. Você tem a possibilidade de ver, principalmente, a produção de vinho artesanal, o que torna o destino um dos favoritos para exploradores e amantes da natureza.

Curiosidades fascinantes

Além de bela, a região do Douro é repleta de curiosidades incríveis. Quer ver só? O Alto Douro Vinhateiro é uma das mais antigas e famosas áreas de produção de vinho do mundo. Não à toa, seus vinhedos são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO e produzem um dos vinhos mais aclamados do mundo: o Vinho do Porto. Outra curiosidade é que, antigamente, a navegação no Rio Douro era feita por meio dos tradicionais barcos rabelos. Nem se falava em turismo ainda, pois as navegações serviam para transportar barris de vinho, desde os vinhedos até as caves em Vila Nova de Gaia. Apenas nos dias de hoje, quando o turismo enológico começou a ganhar adeptos, o rio se tornou um importante destino, com cruzeiros que oferecem vistas panorâmicas e experiências culturais únicas na região.

Se você pesquisar no Google sobre a região do Douro, certamente vai encontrar fotos de uma ponte. Ela é um dos pontos turísticos mais famosos da região e se chama Ponte Dom Luís I – muito presente em cartões-postais do destino. É um icônico monumento localizado na cidade do Porto e que foi projetado por Téophile Seyrig, um discípulo de Gustave Eiffel (aquele mesmo que projetou a Torre Eiffel). A ponte de ferro foi inaugurada em 1886 e continua a ser uma maravilha da engenharia mundial.

dom-luis-i-bridge-porto-night-portugal (1)
Ponte Dom Luís I, no Porto, à noite – Portugal (Crédito: Freepik/@kavalenkava)

Outros pontos turísticos imperdíveis

As margens do Rio Douro reservam ainda mais atrações magníficas. Separamos algumas que você não pode deixar de conhecer na sua viagem. Portanto, inclua no seu roteiro uma visita ao Museu do Douro, um tesouro que guarda memórias da rica herança da viticultura da região. Por lá, você terá a oportunidade de explorar todo o legado do Douro por meio de exposições e coleções incríveis dedicadas ao Vinho do Porto e à tradição local.

A nossa segunda dica de atração no Douro é o Miradouro de São Leonardo, um dos mais bonitos da região duriense. O local oferece uma vista extraordinária e panorâmica de todo o destino. A paisagem é tão incrível que Miguel Torga, um dos escritores portugueses mais importantes do século XX, escreveu sobre a vista em um de seus diários como um “excesso de natureza”. Por fim, temos a Foz do Tedo, local de encontro do Rio Tedo com o majestoso Rio Douro. É um verdadeiro refúgio de paz e beleza natural, onde é possível desfrutar de passeios tranquilos, apreciando a fauna e flora local.

Visitar o Rio Douro é mergulhar em um mundo de natureza exuberante, cultura incrível e histórias memoráveis. Seja navegando em um cruzeiro, explorando aldeias pitorescas ou degustando os famosos vinhos do Porto, o Douro oferece uma experiência inesquecível que cativa e encanta todos os que têm a sorte de conhecê-lo. Até a próxima!

Faça parte do 30º Encontro da Maior Idade Bancorbrás, em uma experiência fantástica de um cruzeiro fluvial pelo Rio Douro. Entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo.

Tags:

Shopping Basket