Viajando pela tradicional culinária nordestina

Viajando pela tradicional culinária nordestina
Com gastronomia conhecida internacionalmente, o Nordeste é um destino perfeito para quem busca relaxar e aproveitar bons pratos nas férias.
27 de fevereiro, 2024

Lá se encontra uma das culinárias mais ricas de todo o mundo. Ela mistura uma história viva, cores, temperos únicos e diversidade de pratos. Se você pretende viajar para um dos nove estados da região, não se prenda a apenas um destino; permita-se conhecer e degustar de tudo o que esse povo alegre tem a oferecer.

tradicional culinária nordestina

História viva

Levando a história de seus antepassados através da comida, a culinária baiana é marcada pelos pratos de origem africana e uso temperos fortes. Moqueca baiana, abará, vatapá, e mugunzá são algumas das deliciais locais – porém, o acarajé é o queridinho.

Considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil, o acarajé é um bolinho frito feito com massa de feijão fradinho, temperado com cebola e sal, recheado com vatapá, caruru e camarão seco. O prato é um cartão-postal e está nos principais pontos turísticos da cidade, sempre vendido pela figura emblemática da baiana do acarajé.

Um dos melhores lugares para degustar essa iguaria é no Pelourinho. A região histórica é lugar indispensável para quem visita Salvador, a capital. É um local sempre movimentado, com muitos turistas e moradores locais se misturando. Há várias baianas vendendo seus deliciosos quitutes no Largo do Pelourinho.

tradicional culinária nordestina

Culinária que vibra

A culinária pernambucana é uma rica e vibrante expressão da cultura nordestina. Seus sabores, cores, texturas e ingredientes revelam a herança histórica de povos originários e colonizadores. Uma fusão que coloca os pratos locais no mapa da gastronomia brasileira.

A tradicional buchada é um sucesso na região. O prato é servido tradicionalmente com o bucho do animal (bode ou carneiro) costurado, contendo, dentro dele, tripas, picadinho do sangue coagulado e fígado. As cidades de Petrolina e Caruaru são famosas por suas preparações com bode, atraindo moradores e turistas.

Conhecido como local de fundação da cidade do Recife, o Marco Zero é um dos pontos mais importantes na capital. O espaço é marcado pela sua linda arquitetura, reunindo multidões para apreciar a vista e usufruir das diversas opções de restaurantes, bares e lojas.

tradicional culinária nordestina(1)

Deu onda

Conhecida pelas lindas praias, o Rio Grande do Norte desponta como um destino gastronômico para turistas que pretendem ir ao Nordeste. Natal, a capital do estado, nomeia carinhosamente todo o que nasce no local de “potiguar” (que, em tupi, significa “comedor de camarão”). A cidade é conhecida pelas comidas típicas baseadas, principalmente, em peixes e frutos do mar.

O bobó de camarão é consumido na maioria dos estados do Nordeste, a depender do ingrediente principal. No entanto, é uma comida típica e muito popular do Rio Grande do Norte. É um prato à base de purê de aipim, camarões secos, gengibre e azeite de dendê. Misturado a essa massa, vão camarões refogados no leite de coco e temperos verdes.

Ponto turístico da capital potiguar, Ponta Negra é a mais visitada e famosa praia urbana da cidade. Além de ter uma vista maravilhosa, conta com bares e restaurantes à beira mar que funcionam durante o dia e a noite. Ali, é possível degustar todos os pratos típicos da região litorânea.

tradicional culinária nordestina(1)

Tags:

Let it go… Ou melhor, “lerigou”! Conheça alguns destinos com neve na América do Sul

Shopping Basket