No sul do Maranhão, já quase na divisa com Tocantins, encontra-se um paraíso ainda bem pouco explorado pelo turismo nacional. É o Parque Chapada das Mesas, uma unidade de conservação criada em 2005 que protege 160 mil hectares de belezas naturais impressionantes até para os visitantes mais exigentes. O cenário paradisíaco é formado por cachoeiras, poços, cavernas, florestas e sertões e abrange, majoritariamente, os municípios de Imperatriz, Carolina, Riachão, Balsas, Nova Colinas e Fortaleza dos Nogueiras.
Carolina é a cidade que abriga a maioria das atrações abertas ao público e, por isso, é a mais indicada para hospedagem. O aeroporto mais próximo fica em Imperatriz, a 220 km, e recebe voos comerciais das principais linhas aéreas. Quando a pergunta é sobre a melhor época para visitação, porém, as respostas divergem, já que há quem defenda o período da seca, entre maio e outubro, e quem prefira o caráter mais selvagem das paisagens predominantemente verdes, dos rios cheios e dos animais à vista, típico do período das chuvas.
Quer saber mais sobre a Chapada das Mesas? Confira atrações que fazem do parque o “Paraíso das Águas” um destino incrível para os amantes do ecoturismo.
A queda d’água tem incríveis 46 metros de altura e fica entre cânions de arenito. Para chegar, é necessário estar acompanhado de um guia e, para garantir a segurança, o turista precisa percorrer 600 metros em uma estrutura de madeira. Na última parte da trilha, a caminhada se dá em meio aos paredões do cânion, mas já com água na altura da cintura. A aventura é recompensada por uma paisagem deslumbrante, daquelas que marcam a memória. A cachoeira do Santuário, banhada pelas nascentes do Rio Pedra Caída, forma um lindo lago de até 3 metros de profundidade.
A 135 km da cidade de Carolina, em Riachão, fica mais uma das atrações imperdíveis no Parque Chapada das Mesas: o Poço Azul. Ele é parte de um complexo, de mesmo nome, e que hipnotiza pelo tom das suas águas, que varia entre o verde e o azul dependendo da incidência de luz solar. Em determinados pontos, a profundidade chega a 14 metros. Para quem gosta de adrenalina, é possível admirar o poço de cima a partir de uma tirolesa, ou, ainda, praticar rapel a partir da Cachoeira Santa Bárbara. Independentemente do ângulo, a experiência promete ser inesquecível. No complexo, a dica é conhecer também as cachoeiras Santa Paula, Santa Luzia, Seu Zica e dos Namorados.
A Cachoeira da Caverna é mais uma que merece estar no roteiro da Chapada das Mesas. Para se chegar à queda d’água, é preciso passar por uma caverna, um túnel natural acessível pelo leito do rio. São 7 metros de altura e uma gruta abaixo, que também rende lindas fotos.
Piscina natural situada entre paredes rochosas, o Encanto Azul faz jus ao nome e é uma das mais famosas atrações da Chapada das Mesas. A piscina natural é profunda, mas com áreas rasas em suas laterais. A água transparente e de tonalidade azul-turquesa provém de um pequeno riacho que desce as encostas. Para acessá-lo, os visitantes usam uma longa escadaria e passarelas de madeira.
O Portal da Chapada é uma formação rochosa caracterizada por uma abertura natural em uma rocha. Com a forma do mapa do estado de Tocantins, o Portal é uma espécie de mirante da Chapada das Mesas e, ao amanhecer, a partir das 6h, rende um dos espetáculos mais lindos da natureza. Na região, há vários outros mirantes com vista para os pilares da Chapada das Mesas e para o Morro do Chapéu. O acesso ao portal e aos mirantes se dá por uma caminhada de 700 metros em solo arenoso.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br