Lisboa é a junção perfeita entre cor, história e beleza! Suas ruas extensas, repletas de prédios históricos, conectam residências, restaurantes, lojas e pontos turísticos em um só destino. Para os brasileiros, a capital de Portugal é convidativa devido à facilidade de comunicação e à oferta de preços acessíveis no continente europeu.
Não importa se você prefere o calor alegre de março a agosto ou o charme do frio entre outubro e fevereiro, viajar para o país continua sendo uma aventura incrivelmente encantadora.
Lisboa é chamada de Cidade das Sete Colinas porque foi construída sobre uma área montanhosa. Esses relevos foram identificados por historiadores e escritores que buscavam estabelecer paralelos com a grandiosidade e o prestígio histórico de Roma com base nesses elementos geográficos comuns.
Por isso, um bom roteiro precisa incluir algumas dessas colinas. Conheça pelo menos três locais imperdíveis:
Localizado em uma das colinas mais altas da cidade, foi erguido pelos mouros no século 11 e ampliado pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1147. A vista desse mirante é voltada para o Rio Tejo, a Ponte 25 de abril, o Bairro Alto e a Praça do Comércio. O castelo conta com 11 torres, e uma delas contém a Câmara Escura, mostrando Lisboa em 360° através de um periscópio.
Também conhecido como Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, é um dos mais charmosos da cidade. Localizado no alto da Colina da Graça, oferece uma vista ampla e privilegiada do Centro Histórico de Lisboa, do Castelo de São Jorge e do Rio Tejo. Seu terraço possui muitos pinheiros e é perfeito para assistir ao pôr do sol. Por fim, o miradouro tem um charme extra: a presença do tradicional Elétrico 28, meio de transporte popular.
Cheia de história, é um verdadeiro tesouro no coração de Lisboa. Está localizado entre Martim Moniz e o Campo Mártires da Pátria. Os palacetes discretos, as ruas inclinadas e a vista privilegiada da cidade é o que mais chama atenção dos turistas. A colina abriga hospitais, jardins e instituições culturais.
Caminhe pela Baixa (Centro Histórico) para conhecer a Praça do Comércio, também conhecida como Terreiro do Paço. Ela fica estrategicamente à margem do Rio Tejo e próxima a uma via famosa: a Rua Augusta.
Lá você encontra lojas, cafés e restaurantes ótimos para apreciar a deliciosa gastronomia de Portugal, especialmente o verdadeiro pastel de Belém. Você também pode subir no Arco da Rua Augusta para ter uma bela vista panorâmica do comércio.
Seja a pé ou de transporte público, vale a pena conhecer Belém, um dos cartões-postais mais famosos da cidade. Ele abriga o Mosteiro dos Jerónimos, monumento de arquitetura manuelina (estilo português que mistura elementos góticos, renascentistas e marítimos).
A atração turística também inclui o Padrão dos Descobrimentos, inaugurado em 1960 para homenagear navegadores, exploradores e figuras históricas que participaram da Era dos Descobrimentos portugueses nos séculos 15 e 16.
Você sempre está com um livro na mão? Então, aproveite para ver a beleza das estantes da Livraria Bertrand, considerada pelo Guinness Book a livraria mais antiga do mundo.
Outro passeio interessante, principalmente para quem gosta de áreas verdes e jardins geométricos, é o Parque Eduardo VII. Ótima opção para fazer piquenique, tomar café, realizar atividades físicas ao ar livre e visitar o miradouro com vista para a cidade e o Rio Tejo.
Por último, recomendamos visitar o Parque das Nações. Entre as atrações, estão o Pavilhão do Conhecimento, um museu de ciência e tecnologia com exposições interativas; o Oceanário de Lisboa, um enorme aquário público repleto de vida marinha; e o teleférico, que transporta os visitantes de um lado para o outro.
Uau, quantas atrações incríveis! Quer conhecer ainda mais de Lisboa? A Bancorbrás Turismo realiza o seu sonho de viajar para lá. Vamos nessa?
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br