A Preciosa Chapada Diamantina

A Preciosa Chapada Diamantina
Aventura, boa culinária, trilhas e cachoeiras deslumbrantes em um só lugar
3 de abril, 2024

Um dos grandes tesouros naturais brasileiros está guardado no coração da Bahia. Cavernas com águas cristalinas, vistas panorâmicas das serras e cachoeiras imensas com quedas d’água superiores a 80 metros de altura são alguns dos principais atrativos para os turistas que exploram a Chapada Diamantina. Com uma extensão de 152 mil hectares, o parque preserva uma porção da Serra do Sincorá, onde a beleza natural inclui o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica. Venha com a Bancorbrás para esse lugar mágico.

Chapada Diamantina
Chapada Diamantina: onde a beleza natural proporciona diversos roteiros para sua viagem

Chapada de corpo e alma

Para acessar a Chapada Diamantina, diversas cidades servem como base, mas Lençóis se destaca quando o assunto é hospitalidade. A cidadezinha colonial concentra o maior número de pousadas, bares, restaurantes, agências de turismo e pontos de apoio. Além de sua atmosfera encantadora, Lençóis (@visitelencois) possui uma rica história. No século 19, foi considerada um dos maiores polos de produção de diamantes do mundo e, em 1973, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Vale explorar as ruas de pedra do centro histórico, visitar a capela centenária de Nosso Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros, e conhecer a Casa Cultural Afrânio Peixoto, membro da Academia Brasileira de Letras.

Chegando à Chapada, que tal explorar as quedas d’água de Ribeirão do Meio? A apenas 4 quilômetros do centro de Lençóis, o conjunto forma poços excelentes para banho. Além disso, não deixe de escorregar no "toboágua natural" do local, uma atração imperdível para os visitantes.

Lençóis
Lençóis é famosa por sua hospitalidade

Morro do Pai Inácio

Um pouco adiante, perto do município de Palmeiras, uma visão se sobressai no horizonte. O Morro do Pai Inácio é um mirante de vista infinita, que transforma a Chapada Diamantina em uma obra de arte viva. A trilha para chegar ao topo é relativamente tranquila, exigindo um esforço moderado por cerca de 20 minutos. Lá em cima, a impressão é de ser possível alcançar o céu (ou quase!). Uma dica? Vá sem pressa, escolha o horário após as 17h e seja testemunha do espetáculo natural do pôr do sol.

O Morro do Pai Inácio
O Morro do Pai Inácio é um mirante de vista infinita, que transforma a Chapada Diamantina em uma obra de arte viva

Culinária raiz

Além das suas belezas naturais, a Chapada Diamantina tem uma gastronomia diversificada e diferenciada. As comidas típicas carregam muita história e a tradição dos garimpeiros, além de valorizarem a cultura nordestina e os alimentos orgânicos produzidos no local. O pastel de jaca é um dos preferidos dos turistas, e você não pode visitar o Vale do Capão sem experimentar essa delícia. O recheio é feito do broto da fruta verde, que se assemelha ao palmito e é muito utilizado na região para a produção de aperitivos.

Chapada Diamantina
A gastronomia é outro dos tesouros escondidos da Chapada Diamantina

Gruta Pratinha e Gruta Azul

Se há um lugar verdadeiramente imperdível na Chapada, é o complexo ecoturístico da Fazenda Pratinha. A propriedade privada, também chamada de "cidade das grutas" revela a beleza e diversidade do seu subterrâneo. Com uma entrada discreta, a Gruta Azul abriga um lago circundado por estalactites e estalagmites. O destaque, porém, fica por conta de espetáculo criado pela incidência de raios solares sobre as águas, que adquirem impressionantes tons de azul. A Gruta da Pratinha não fica para trás, permitindo a flutuação, uma das atividades mais populares por lá. Com equipamentos de segurança e orientação de guias, é possível preservar esse oásis do sertão enquanto desfruta de uma experiência única.

Gruta Azul
Gruta Azul abriga um lago de águas cristalinas

Cachoeira da Fumaça e a força da natureza

Entre as cidades de Palmeiras e Lençóis, no Vale do Capão, encontra-se uma das maiores cachoeiras do Brasil e, sem dúvida, a maior da Chapada Diamantina. Com impressionantes 385 metros de altura, observar a força das suas águas é uma experiência única. A Cachoeira da Fumaça também é famosa por um fenômeno intrigante, conhecido como "cachoeira invertida" ou "cachoeira que sobe", que ocorre devido à colisão de fortes ventos diretamente com a cascata, desafiando a gravidade e alterando parte do seu percurso para cima. Durante os períodos de seca, quando a quantidade de água diminui, o fenômeno se torna ainda mais evidente.

 

Cachoeira da Fumaça
Cachoeira da Fumaça: sua queda imponente e a névoa que se forma em sua base criam um espetáculo único e inesquecível

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Tags:

Encontro Maior Idade Bancorbrás: 19 anos realizando sonhos

Shopping Basket