Os Cânions de Itaimbezinho, localizados no Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, são um tesouro natural de tirar o fôlego, onde a grandeza da natureza se revela em toda a sua majestade. Com paredes de pedra que se erguem vertiginosamente a mais de 700 metros de altura, esculpidas ao longo de milhões de anos, os cânions oferecem uma visão sublime de beleza e mistério. A paisagem, marcada por uma vegetação exuberante que parece desafiar a gravidade, é cortada por quedas d'água cristalinas que atravessam os rios que correm no fundo do vale.
Para os amantes da natureza e da aventura, os Cânions de Itaimbezinho são um convite irresistível à exploração. Trilhas bem sinalizadas levam a mirantes espetaculares, nos quais é possível contemplar o abismo vertiginoso e sentir a grandiosidade da criação. As nuvens que frequentemente abraçam o topo dos cânions adicionam uma aura de mistério e fascínio, tornando cada visita uma experiência única.
O local é rodeado por paisagens deslumbrantes, com a majestosa vegetação de araucárias e cachoeiras que complementam a vista espetacular da Mata Atlântica. Dentro do parque, os visitantes podem desfrutar de uma variedade de atividades, como caminhadas, passeios de bicicleta, banhos de rio e piqueniques. Além disso, há oportunidades para capturar momentos inesquecíveis com diversas fotos.
A Trilha do Vértice é a mais visitada. Com apenas 2 km, o percurso pode ser feito em aproximadamente 1 hora. Por ser uma distância curta, essa atração é recomendada para todas as idades. O local oferece infraestrutura já pensada no turismo e na conservação, ao longo do percurso é possível encontrar placas indicando o caminho e o que encontrará a frente. No início da trilha, um mirante presenteia os visitantes com vistas espetaculares da cachoeira Véu da Noiva, com seus impressionantes 500 metros de altura, da Cascata das Andorinhas, que tem uma queda d'água de 300 metros, e do início do Itaimbezinho, que, com seu formato em "V", inspirou o nome da trilha.
Essa trilha é uma das atrações mais procuradas da região, com 6 km de extensão e leva cerca de 3 horas para percorrê-la. A trilha oferece uma vista privilegiada a borda do cânion e da floresta de araucária. Já no primeiro mirante é possível enxergar os paredões do Itaimbezinho e o Rio do Boi serpenteando entre eles.
Uma experiência imperdível é explorar a trilha de bicicleta, atravessando os Aparados da Serra, com bicicletas disponíveis para locação no próprio parque. Ao longo do percurso, há uma área para piqueniques com mesas, ideal para repor as energias enquanto aprecia a beleza da região.
A Trilha do Rio do boi, diferente das demais, tem um percurso mais complexo, mas que compensa no final. Com 14 km de extensão e com duração aproximada de 7 horas imerso entre os paredões do cânion, a trilha proporciona vistas espetaculares e caminhada por cima das pedras secas do rio e dentro dele, que oferece uma perspectiva diferente da paisagem
A sensação de estar cercado por paredes de até 720 metros de altura é impressionante. Além disso, durante o percurso, você poderá se refrescar em piscinas de águas cristalinas, deslizar por tobogãs naturais e contemplar cachoeiras locais. A Trilha do Rio do Boi também oferece a oportunidade de apreciar a rica fauna e flora de uma das áreas mais preservadas do Parque Nacional Aparados da Serra.
O Parque Nacional de Aparados da Serra, onde está localizado o Itaimbezinho, está situado na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para chegar lá:
Carro: se você estiver partindo de Porto Alegre (RS), siga pela BR-290 e depois pela BR-101 em direção a Gravatal. A partir de Gravatal, pegue a SC-390 até o acesso ao parque. A viagem leva cerca de 3 horas e 30 minutos. De Florianópolis, a viagem leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos pela BR-101 e SC-390.
Ônibus: existem linhas de ônibus que partem de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba com destino às cidades próximas ao parque. A partir de Araranguá ou Sombrio, você pode pegar um táxi ou um transporte local para chegar ao parque.
Recomendação: o parque tem uma entrada principal em Cambará do Sul, e é recomendável verificar os horários de funcionamento e as condições das trilhas antes da visita. Recomenda-se também reservar com antecedência se você planeja visitar em períodos de alta temporada.
Leve água, lanche, roupas apropriadas e esteja preparado para mudanças no clima, especialmente se for fazer as trilhas mais longas.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br