É quando nos afastamos do previsível que abrimos espaço para o inesperado. Aventurar-se por caminhos menos explorados pode revelar o que há de mais rico em uma viagem: a boa sensação de viver o novo. E você não precisa sair do Brasil para isso acontecer!
Perto de Fortaleza (cerca de 1 hora de viagem), a cidade de Cascavel, no Ceará, convida viajantes a vivenciarem um lado do estado que vai além do turismo de massa. Com cerca de 73 mil habitantes, o município preserva tradições e estilo de vida acolhedor, sendo uma escolha certeira para viver férias tranquilas.
Conta a tradição, passada de geração em geração, que Cascavel nasceu sobre um antigo ninho de uma serpente gigante! Dizem que a temida cascavel permanece adormecida sob a cidade até hoje e, para mantê-la presa, os moradores construíram uma torre com a imagem de Nossa Senhora do Ó no topo. É nessa região cheia de histórias que você conhecerá atrações acolhedoras para sua família.
Feira de São Bento
Se for à Cascavel, não deixe de visitar a tradicional Feira de São Bento. Ela é a maior do estado e a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas da Feira de Caruaru, em Pernambuco. A feira funciona todos os sábados do ano entre as esquinas das ruas Padre Valdevino e Prefeito Vitoriano Antunes. Palco de encontros culturais e econômicos, é um espetáculo de cores, aroma e sabores distribuídos em barracas! É fácil encontrar frutas regionais, artesanato, comidas típicas, café coado na hora e até carneiros são vendidos por lá. O mais legal é que, além da variedade de mercadorias, frequentemente acontecem apresentações culturais.
Turismo histórico
A apenas 4 km de Cascavel, a comunidade Moita Redonda é famosa pela cerâmica artesanal. Ao todo, 45 famílias mantêm vivas técnicas ancestrais, moldando o barro num ritmo que respeita os saberes do passado. Os turistas podem ver de perto o processo de criação, adquirir peças utilitárias e decorativas, e ainda participar de oficinas, colocando a mão na massa para criar seus próprios objetos. Uma vivência educativa, rica em cultura e encantadora para adultos e crianças – daquelas experiências que ficam na memória de quem visita.
Quando falamos da história de Cascavel, é impossível não mencionar o antigo prédio da Cadeia Pública e da Câmara dos Vereadores, inaugurado em 1886. Hoje, esse importante marco arquitetônico abriga o Memorial Edson Queiroz – um espaço dedicado à memória de um dos empresários mais importantes do Ceará. Com entrada gratuita de terça a domingo, o museu convida os visitantes a conhecerem a trajetória de Edson Queiroz, cuja atuação foi decisiva para transformar os cenários da comunicação e da educação do estado.
O Mercado Público de Cascavel é parada obrigatória para viver a essência da cidade e interagir com os locais. Ele reúne bancas com frutas, verduras, carnes, peixes e outros produtos essenciais. Também abriga pequenos comércios de artesanato, roupas e utensílios. Recentemente reformado e ampliado, o mercado ganhou uma estrutura moderna visando à economia e à vida comunitária.
Praias de Cascavel
As praias da área atraem pela tranquilidade. Águas Belas, com mar cristalino e tranquilo, é um dos cartões-postais mais conhecidos da região. Durante a maré baixa, forma-se uma curiosa união entre o mar e o Rio Mal Cozinhado, que nasce no Parque Industrial de Horizonte e deságua na praia. Aliás, é ali onde acontece a Regata de Águas Belas, promovida pela Prefeitura de Cascavel, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A competição de caiaques atrai moradores e turistas, dando vida à orla com música e celebrações.
Apesar de a faixa de areia ser estreita em Caponga, ela compensa por ser formada por muitas dunas e coqueiros que criam uma atmosfera magnífica para quem visita o local. A estrutura turística é maravilhosa, com diversos hotéis, restaurantes, bares e quiosques à beira-mar que atendem muito bem às famílias. Barra Nova é conhecida pela areia macia e águas mornas que formam pequenas piscinas naturais. Enquanto as crianças brincam à margem da água, observe as jangadas coloridas navegando pelo mar ou ancoradas no porto. Essa praia é um dos pontos ideais para a prática de kitesurf, pois sempre venta muito e não há muitas ondas.
Barra Velha também é ideal para kitesurf, mas vai muito além dos esportes aquáticos. A praia oferece passeios de buggy e quadriciclo, garantindo diversão para todos os perfis de visitantes. O destaque dessa praia é uma tradicional barraquinha que vende sorvete de murici, fruta típica do Nordeste do Brasil. Ali também tem um mirante ótimo para admirar a paisagem, tirar fotografias e se conectar com a natureza.
Por fim, a Praia do Balbino é um refúgio mais isolado e protegido, situada dentro de uma reserva ambiental de 250 hectares. Rodeada por uma das maiores áreas de manguezal preservadas do Nordeste, ela oferece um cenário de rara beleza e tranquilidade. Menos frequentada do que outras praias da região, é ideal para quem busca sossego e contato direto com a natureza. No local, pequenas barraquinhas servem comidas típicas e expõem delicadas peças de renda de bilro, produzidas por artesãs da comunidade – uma verdadeira expressão da cultura local.
Rio Choró
Cortando o estado do Ceará, o Rio Choró é protagonista no turismo de Cascavel. Seu nome vem de um um pássaro típico do sertão, e suas águas abrigam uma diversidade natural que encanta quem navega por elas. A bordo de um barco saindo da Barra Nova, o passeio dura cerca de 1h40 e apresenta riquezas naturais incríveis, como vegetações e o clima diferente das grandes cidades. Esse rio é essencial para o abastecimento de água, a agricultura e a pesca artesanal das comunidades ribeirinhas.
Cascavel é um destino pouco explorado, mas isso é justamente parte do seu encanto. Chegou a hora de você viajar para esse local autêntico com a Bancorbrás Turismo. Esperamos o seu contato!
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br