Os estabelecimentos podem receber uma, duas ou três estrelas — o título é alcançado após uma avaliação criteriosa, que analisa aspectos como sabor, qualidade dos produtos, regularidade da
cozinha, atendimento, entre outros.
No Brasil, chefs como Alex Atala, Felipe Bronze e Helena Rizzo são destaques pelos seus restaurantes, mas há ainda outros nomes do setor. A gastronomia pode incrementar a experiência do turismo, e quem viaja para São Paulo ou Rio de Janeiro ainda tem a chance de provar os pratos desses chefs brasileiros com estrela Michelin.
Quer saber mais sobre o assunto e conhecer bons locais para uma refeição especial? Então, continue a leitura e veja sete restaurantes de chefs brasileiros que possuem estrela Michelin!
O D.O.M, do chef Alex Atala, tem duas estrelas Michelin, sendo o primeiro brasileiro a alcançar essa honraria. O estabelecimento foi fundado em 1999 e as estrelas foram conquistas em 2015, quando o Guia Michelin iniciou a edição brasileira.
O chef Alex Atala é conhecido por reinventar e disseminar a culinária brasileira pelo mundo. Sendo assim, ao visitar o local, você encontrará pratos autorais e ousados feitos com ingredientes de diversas regiões do país, tais como tapioca, castanha de baru, jambu e tucupi.
A experiência gastronômica é feita com um menu degustação que inclui a sobremesa. Os valores variam de acordo com o prato escolhido.
O restaurante fica em São Paulo, na Rua Barão de Capanema, 549, no Jardim Paulista.
O chef Ivan Ralston entrou recentemente para o seleto grupo de chefs brasileiros com duas estrelas Michelin — o seu restaurante Tuju conquistou o título na edição de 2018 do guia.
Ele é conhecido por utilizar técnicas inovadoras e ingredientes menos convencionais. Além disso, busca
oferecer alta gastronomia em um ambiente mais informal.
O Tuju tem dois menus degustação, que variam de acordo com a época do ano, além de opções veganas. Entre os pratos do cardápio atual estão: vieiras com abóbora marinada no yuzu e algas, moqueca de cavaquinha e vegetais, e ravióli de palmito pupunha recheado.
O restaurante fica em São Paulo, na Rua Fradique Coutinho, 1248, em Pinheiros.
A capital carioca também tem um restaurante com duas estrelas Michelin — o Oro, comandado pelo Chef Felipe Bronze.
O restaurante se define como cozinha brasileira de vanguarda, feita no fogo. Ele foi fundado em 2010 e, no decorrer dos anos, conquistou diversas premiações. Em 2015, obteve uma estrela Michelin e em 2018 conquistou a segunda estrela. Além disso, recebeu prêmios da Veja Rio Comer e Beber nas categorias Chef do Ano, Sommelier do Ano e Melhor Contemporâneo.
O Oro tem dois menus, que respeitam a sazonalidade dos ingredientes, e tem a brasa como elemento principal da preparação.
O restaurante fica na Rua General San Martin, 889, Leblon, no Rio de Janeiro.
Entre os chefs brasileiros com estrela Michelin da culinária oriental está o Jun Sakamoto, responsável pelo restaurante de mesmo nome.
Esse estabelecimento é uma boa opção para quem deseja provar iguarias japonesas na capital paulista. O
menu conta com os tradicionais sushis e sashimis, além de clássicos do chef. O ambiente é minimalista e o chef Sakamoto recebe grupos pequenos para demonstrar o processo de preparação dos pratos.
É essencial fazer reserva. A casa fica em São Paulo, na Rua Lisboa, 55, em Pinheiros.
Helena Rizzo, única mulher entre os chef brasileiros com estrela Michelin, comanda o Maní, restaurante de cozinha brasileira, contemporânea e criativa.
O cardápio oferece pratos variados, incluindo versões vegetarianas, que podem ser servidos separadamente
ou dentro do menu degustação. Além disso, há opções mais acessíveis, como o Comercial do Maní, com sugestões para o almoço de terça a sexta (exceto feriados). Entre os pratos da casa estão sopa fria de
jabuticaba, talharim de pupunha, risoto de beterraba, polvo na brasa e magret de pato.
O restaurante fica em São Paulo, na Rua Joaquim Antunes, 210, Jardim Paulistano.
O Oteque, do chef Alberto Landgraf, é mais um restaurante carioca a receber uma estrela Michelin. A honraria é recente, ela foi conquistada na edição de 2019.
O cozinheiro paraense já foi eleito chef revelação pelo júri da Veja Comer e Beber, em 2011, e vencedor na categoria Melhor Cozinha de Autor, em 2018. Após uma temporada em São Paulo, ele inaugurou a sua nova casa no Rio de Janeiro.
O formato do serviço é de menu degustação em uma sequência de cinco pratos. Entre os destaques, estão vieiras com leite de castanha e tangerinas e a pescada com mandioquinha e creme de legumes.
O restaurante está localizado na Rua Conde de Irajá, 581, Botafogo, no Rio de Janeiro.
O Ryo Gastronomia, do chef e sushiman Edson Yamashita, é mais uma opção de restaurante japonês estrelado na capital paulista.
O estabelecimento foi inaugurado em 2016 e segue o conceito kaiseki, um menu do dia, com uma sequência de pratos entre frios e quentes e uma sobremesa, sempre com ingredientes da estação e com uma bela apresentação.
Ele fica na Rua Pedroso Alvarenga, 665, Itaim Bibi, em São Paulo.
Esses são alguns dos chefs brasileiros com estrela Michelin. Além disso, o guia conta com a categoria Bib Gourmand, que reconhece as casas com um bom custo-benefício. Se você busca uma experiência de alta gastronomia, seja para marcar uma viagem de férias ou para comemorar uma data especial, tanto os restaurantes listados acima quanto os estabelecimentos dessa categoria podem ser boas opções.
Gostou de saber mais sobre os restaurantes brasileiros com estrelas Michelin? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais para que os seus amigos também fiquem por dentro do assunto!
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br