Já imaginou que, em meio à Caatinga, existem imensidões de áreas verdes que produzem dezenas de uvas e que, a partir delas, são fabricados vinhos de excelente qualidade? Sim, esse lugar existe e fica no sertão de Pernambuco, a 712 km da capital Recife.
Vizinha a Juazeiro/BA, Petrolina é uma das cidades que tem algumas das vinícolas mais importantes do país, além de vinhos premiados. Localizada às margens do Rio São Francisco, são essas águas que abastecem os vinhedos da região e tornam a cidade, que antes servia de tropeiros no século XIX, a segunda maior produtora de vinhos do país. Se você é apaixonado pela bebida e por riquezas culturais, então confira estas dicas, marque a sua próxima viagem e... partiu Petrolina!
É na região drenada pelo Velho Chico que se encontra a “Rota dos Vinhos”. Existem em torno de sete vinícolas para visitação. Destaque para a vinícola Rio Sol, localizada em Lagoa Grande, a 53 km de Petrolina. A visita se inicia nas parreiras de uvas, onde os visitantes são levados a conhecer os tipos da fruta que existem na casa. Em seguida, são encaminhados para o processo de produção de alguns dos rótulos da casa e, por fim, o ponto alto do tour: a degustação. Engana-se quem pensa que acabou. O passeio segue a bordo de um catamarã, que leva o turista para conhecer e tomar banho nas águas do Rio São Francisco, o que é regado a muito espumante.
Outra maneira de explorar o enoturismo da região é fazer o passeio a bordo de um barco a vapor. A rota se inicia no Lago Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo. O trajeto segue até a Vinícola Terranova, na qual é possível conhecer a casa e degustar alguns rótulos de vinhos e espumantes. Para refrescar, o passeio inclui uma pausa para banho na Ilha da Fantasia, na qual bancos de areias formam praias desertas. Para conhecer mais sobre a história da região, contam-se algumas histórias que envolvem o São Francisco e a barragem de Sobradinho. Além disso, todo o percurso é recheado de animação. O almoço é repleto de comidas regionais de dar água na boca!
Para quem prefere conhecer mais sobre a cultura local, vale dedicar tempo para visitar esse espaço. Inaugurado em 1973, o museu é uma espécie de linha do tempo que resgata a vida do povo do sertão nordestino, desde a chegada ao agreste até a construção da cidade de Petrolina. Em meio a um acervo de aproximadamente 3.500 peças, é possível encontrar utensílios antigos, fotografias e réplicas de casa de antigos moradores. É uma verdadeira viagem no tempo e no desenvolvimento da cultura local.
Diz-se que carne de bode é o sabor do sertão. Esse espaço é a prova disso. É um complexo gastronômico de restaurantes especializados em comidas típicas da região. O forte aqui são os pratos preparados à base de carne macia e saborosa e atendimento de primeira. Quem não gosta também encontra outras refeições caprichadas e com muito sabor pernambucano.
Esse lugar é um dos mais disputados para quem deseja assistir a um lindo pôr do sol. Localizado no Sítio Canto da Serra, a 20 km do centro de Petrolina, o mirante fica às margens do Velho Chico. O acesso até o topo da formação rochosa, de quase 400 metros de altura, é feito por meio de uma curta trilha, mas cada esforço é válido, sobretudo quando o sol se despede dos visitantes com uma coloração alaranjada em meio à paisagem sertaneja. Um verdadeiro espetáculo da natureza! E aí, partiu Petrolina?
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br