Você já pensou em conhecer três países da Europa viajando de trem por apenas 8 Euros? Agora é possível! Recentemente, foi inaugurada uma nova linha ferroviária que conecta a Itália, Eslovênia e Croácia. Os turistas podem percorrer um percurso encantador com belas paisagens e conhecer até 8 cidades da região.
O continente europeu é rico em linhas ferroviárias e conecta a maioria dos países do continente. Passando por cerca de 33 países, o transporte é um meio visado pelos turistas por ser uma das maneiras únicas e divertidas de explorar o continente, descobrindo novas paisagens, gastronomia e cultura.
Os novos trens são equipados com escadas retráteis, o que facilita a entrada e saída de pessoas com mobilidade reduzida e pessoas que transportam bicicletas. Além disso, dentro do transporte, você encontrará tomadas para carregar dispositivos eletrônicos e Wi-Fi.
Agora que você conhece essa rota e o conforto que essa nova linha pode proporcionar aos passageiros, vamos conhecer pontos turísticos desses países? A Bancorbrás preparou trechos perfeitos que você não pode deixar de visitar.
Nessa pequena cidade, no nordeste da Itália, você encontrará um cenário medieval e austríaco neoclássico. Por ser fronteira com a Eslovênia, a cidade tem influência da cultura italiana, austro-húngara e eslovena.
Piazza della Borsa: Uma das principais praças de Trieste, com edifícios neoclássicos e históricos. O local abriga eventos culturais e exposições. Sua arquitetura é impressionante, com detalhes que vale a pena admirar. Ao redor, há vários cafés e restaurantes, ideais para relaxar e aproveitar o clima local.
Piazza Unità d'Italia: Uma das maiores praças à beira-mar da Europa, a praça é rodeada de importantes prédios políticos, palacetes e uma fonte de mármore que foi construída no século XVIII e representa os quatro continentes conhecidos na época: Europa, Ásia, África e América. É um ótimo lugar para tirar fotos. Além da Fonte dos Quatro Continentes, a praça possui várias outras estátuas e monumentos que homenageiam figuras importantes da história italiana e de Trieste. Durante a noite, a iluminação do local cria uma atmosfera romântica, perfeita para passeios em casal.
Castelo de Miramar: No século XIX, o arquiduque da Áustria ordenou a construção do Castello di Miramare para ser o lar de sua família. Com certeza não poderia existir local mais privilegiado que este, um pedaço rochoso que adentra ao mar na baía de Trieste. Com sua construção cheia de detalhes, o ponto turístico virou cartão postal da cidade e atualmente é transformado em museu, que exibe a história do castelo e da navegação na região. A parte que desperta o interesse de turistas é o jardim do castelo, com um jardim lindo e uma vista de tirar o fôlego para o mar. O terraço do castelo oferece vistas deslumbrantes do Mar Adriático e da costa. É um local perfeito para fotografias. Se possível, visite o castelo ao entardecer para desfrutar de um pôr do sol espetacular sobre o mar.
Rijeka é a terceira maior cidade da Croácia e o principal porto do país. É um dos principais destinos turísticos de quem visita o país. A cidade é cercada de símbolos, ruas pitorescas e muitos monumentos interessantes, além de opções de passeio para quem deseja conhecer a flora local.
Parque Nacional Risnjak: Para os amantes de trilhas em meio à natureza, o parque destaca-se pelo verde das florestas montanhosas, oferecendo vistas impressionantes desde 1.528 metros acima do nível do mar até a Baía de Kvarner, Ístria e os Alpes Julianos, na Eslovênia. Ele conecta naturalmente os Alpes e as montanhas dos Balcãs e abriga importantes espécies de fauna, incluindo o urso, o lobo e o lince, além de 148 espécies e subespécies de flora. As trilhas têm cerca de 3 horas e, para segurança, devem ser feitas com guias locais. Além disso, acampar é permitido dentro do parque.
Castelo de Trsat: Construído como uma fortaleza medieval, o Castelo de Trsat oferece vistas panorâmicas da cidade, do rio Rječina e do Mar Adriático. Dentro do castelo, encontra-se a Capela de Nossa Senhora de Loreto, um lugar importante de devoção histórica.
Ilirska Bistrica está situada em uma área cercada por paisagens naturais deslumbrantes do Carst. Há várias trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta nas proximidades, que levam os visitantes a explorar a beleza natural da região, história e culinária.
Museu Regional: Este museu é o ponto focal cultural da cidade, exibindo artefatos históricos, costumes tradicionais e informações sobre a vida local ao longo dos séculos. É um ótimo lugar para aprender sobre a história e a cultura da região.
Igreja Paroquial de São Pedro: A igreja, construída no estilo barroco no século XVIII, é uma atração arquitetônica significativa. Os visitantes podem admirar a arquitetura interna e as obras de arte sacra dentro do edifício.
Degustação da Culinária Local: Aproveite para experimentar a comida eslovena autêntica em restaurantes locais. A culinária da região pode incluir pratos tradicionais como pršut (presunto curado), queijos locais, gnocchi e outros pratos deliciosos.
Todas as atrações ficam em cidades onde o trem faz a sua rota. Se você deseja explorar mais do que cada país tem a oferecer, a recomendação é estender a estadia. Além disso, essa nova rota do trem é uma rota temporária, disponível até o final de setembro. Dependendo da demanda, a rota passará a ser permanente.
Horários:
Partida diária da estação Villa Opicina, no subúrbio de Trieste, às 7h50.
Chegada em Rijeka às 9h50.
Viagem de volta: partida de Rijeka às 18h25 e chegada a Villa Opicina às 20h40.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br