O sol é a luz da vida. E quando o assunto é viajar de carro pelo Nordeste, o brilho do astro-rei se faz ainda mais belo e presente. Nada melhor que pegar a estrada no litoral com paradas mais que estratégicas em algumas das praias mais famosas do Brasil.
Nesta edição do Diário de Bordo, trazemos um roteiro que sai de Natal, no Rio Grande do Norte, rumo a João Pessoa, na Paraíba. Ao todo, são cinco dias de aventura com direito a muitas praias, paisagens inesquecíveis e passeios históricos.
Começamos por Natal. Com cerca de 300 dias de céu limpo por ano, a capital potiguar também é conhecida como “cidade do sol”. Nosso ponto de partida é o Aeroporto Internacional Augusto Severo, onde clientes podem alugar carros com preços diferenciados pelo app Meu Clube ou pela Agência de Viagens Bancorbrás. Depois de nos instalarmos em um hotel da rede, optamos por iniciar nosso passeio com um roteiro cultural.
O Centro de Turismo de Natal, que fica na Antiga Detenção, foi construído por volta do século XIX e possui opções de artesanato para todos os gostos. Destacam-se os trabalhos em cerâmica, as redes e os bordados em renda. A região dispõe, ainda, de vários restaurantes com o melhor da cozinha regional, em especial o escondidinho de carne-seca e o baião de dois. A 4 km do Centro de Turismo, fica o Forte dos Reis Magos, atração histórica imperdível da cidade. Bem próxima a ele está a Praia do Forte, famosa por suas piscinas naturais na maré baixa. Outra boa pedida é seguir para a praia mais famosa da capital potiguar: Ponta Negra. Com o marcante Morro do Careca compondo o cenário, o local possui ótima infraestrutura turística, com vários quiosques e restaurantes, areia fofa e mar com ondas tranquilas. Não deixe de prestigiar o belíssimo pôr do sol. Ao fim do passeio, a orla de Ponta Negra é repleta de restaurantes com música ao vivo.
Ao amanhecer, a dica é seguir 15 km rumo ao litoral norte até a belíssima Praia de Genipabu. No local, vale a pena encarar o famoso passeio de bugue, que serpenteia pelas dunas, parando para fotos – até com dromedários de verdade. Ao todo, a aventura pode chegar a 6 horas e, entre as suas atrações, estão incluídas a Lagoa de Jacumã e a Lagoa de Pitangui. Na volta, além do mar e das belezas naturais, as diversões na praia incluem o “kamikaze”, um jeito divertido de deslizar pelas areias até a água. No final da tarde, esbalde-se uma vez mais com o maravilhoso crepúsculo potiguar.
É hora de deixar o hotel e pegar a BR-101, rumo a Pipa. São 80 km até o destino, mas vale uma parada no maior cajueiro do mundo, em Pirangi. A árvore está no livro dos recordes desde 2004, em razão de seus aproximadamente 8,5 mil metros quadrados de copa. Ela produz 70 mil frutas por safra, o equivalente a mais de 2,5 toneladas. O passeio conta com passarelas entre os troncos e raízes que se entrelaçam, um mirante de 10 metros de altura e uma feirinha de artesanato. Vale a pena conhecer! Chegando à Pipa, estabeleça-se no hotel e dê uma volta pelo charmoso centro. É uma bela oportunidade para degustar a gastronomia, famosa pelos frutos do mar. Depois vá até a Praia do Madeiro, também conhecida como Praia dos Golfinhos. Lá, é possível avistar e até nadar perto desses charmosos mamíferos.
No quarto dia, ainda em Pipa, se desejar, suba em um quadriciclo para sentir a brisa do mar percorrendo a belíssima região, e não deixe de conhecer o Chapadão, um mirante natural no topo de uma falésia alaranjada entre a Praia do Amor e a Praia das Minas. No local, a vista de grande parte do litoral potiguar é inesquecível. O roteiro conta com paradas estratégicas para banhos de rio e de mar. Depois do passeio, pegue a estrada rumo a João Pessoa, saindo pela RN-269 e acessando, em seguida, a BR-101. São 150 km até a capital paraibana. Tente chegar a tempo para apreciar o pôr do sol do Jacaré, às margens do Rio Paraíba, famoso por contar com a presença de luxo do saxofonista “Jurandy do Sax”, que entoa o “Bolero”, de Ravel, navegando em um barco na praia fluvial, que fica a 14 km do centro de João Pessoa.
O quinto e último dia é o momento para um city tour pela capital paraibana, que é uma cidade charmosa e tranquila. João Pessoa é chamada de Porta do Sol por abrigar a Ponta do Seixas – conhecida como o ponto mais oriental do continente americano. Lá, vá até o Farol do Cabo Branco. Siga para o centro histórico, repleto de igrejas e casarões centenários. Visite, ainda, o Centro Cultural São Francisco, um dos patrimônios históricos mais importantes da capital paraibana, tombado pelo Iphan. Para finalizar o dia e se despedir dos encantos do mar nordestino, a dica é a Praia de Tambaú, com boa estrutura, calçadão para caminhada, uma faixa de areia extremamente agradável e mar com águas cristalinas. No local, é possível contratar passeios de barco para apreciar as atrações tanto no mar quanto nas piscinas naturais do Seixas. Enfim, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto é a linha de chegada para devolver o carro alugado e embarcar de volta para casa com memoráveis recordações.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br